
Quando estudei esta disciplina (empreendedorismo) aprendi que ela, a palavra, é de origem francesa que significa "aquele que assume riscos e começa algo novo". Isto é, a pessoa que percebe uma oportunidade e cria um negócio assumindo risco direta ou indiretamente ligados a ele.
Diante disto considero a iniciativa para criar, ou inovar, e paixão pelo que faz como as principais características destes "desbravadores" no mundo dos negócios.

Em seu planejamento eles já contabilizam as possibilidades de fracassar como algo natural, mas também um combustível motivador para impulsionar na forma de empreender.
Acredito que cada pessoa é capaz de se tornar um empreendedor. Com base em suas próprias experiências. Utilizando recursos próprios, patrocionados ou em parcerias.
Basta ter um olhar focado em produtos/serviços já criados (visão de inovação) ou a identificação de problemas que podem ser solucionados de uma forma ainda não implementada (visão de oportunidade).
Em síntese: uma pessoa imaginativa, com iniciativa, motivada e persistente possue as competências necessárias para se tornar um empreendedor exemplar.
